Facebook vai descontinuar plataforma de “Live Shopping”

Facebook vai descontinuar plataforma de “Live Shopping”

Havia uma altura em que o Facebook/Meta considerava que as vendas online eram o “futuro”, antes de ter mudado essa ideia para o metaverso e, mais recentemente, para o Reels. E isso demonstra-se claramente com as recentes decisões da empresa.

A Meta confirmou que vai brevemente encerrar a plataforma do Facebook Live Shopping, a plataforma usada para as vendas em direto – e que ganhou bastante popularidade durante os períodos mais críticos da pandemia.

Segundo o comunicado da empresa, a plataforma vai deixar de se encontrar disponível a partir de 1 de Outubro, sendo que o foco passa por mudar os utilizadores da mesma para o Reels. Isto aplica-se tanto aos potenciais compradores como para os vendedores, que agora são aconselhados a criarem os seus conteúdos de forma direta para o Reels.

Curiosamente, a decisão de remover as funcionalidades de Live Shopping aplica-se apenas ao Facebook, já que esta funcionalidade ainda vai encontrar-se disponível para o Instagram e outras plataformas da Meta. Mas para quem usava o Facebook como forma de distribuir as suas vendas, a partir de Outubro isso deixa de ser possível.

Esta funcionalidade tinha sido lançada pelo Facebook em 2018, e na altura recebeu boas críticas por parte da comunidade, tanto dos compradores como dos vendedores, que poderiam usar a mesma para alargarem a sua audiência e as suas vendas.

No entanto, parece que o uso desta plataforma tem vindo a cair consideravelmente desde então. A Meta não é a única que se encontra a abandonar as plataformas de vendas em direto, sendo que o TikTok também revelou recentemente que iria descontinuar a sua plataforma de vendas online.