Google vai dar menos importância a sites de conteúdo com fraca qualidade
A Google confirmou que vai aplicar algumas alterações nos seus algoritmos de pesquisa, para darem menos relevo a sites que tenham como principal objetivo serem agregadores de conteúdos sem conteúdo de qualidade para os utilizadores.
Uma das críticas que alguns utilizadores realizam sobre as pesquisas da Google encontra-se na forma como alguns websites tentam manipular os resultados, fornecendo conteúdos otimizados para SEO, mas sem qualidade para os utilizadores finais – muitas vezes conteúdos recolhidos de fontes externas sem autorização.
Se alguma vez analisou resultados em páginas mais avançadas das pesquisas do Google, certamente que deve ter encontrado este género de sites. Na maioria dos casos, o objetivo dos mesmos é apenas fornecer conteúdos rápidos sem qualidade, e gerar “cliques” para publicidade.
No entanto, a Google afirma agora que vai começar a ajustar os seus sistemas para dar menos relevo a este género de conteúdos sobre as pesquisas. Apesar de a medida não vir a eliminar completamente estes sites dos resultados, será um bom primeiro passo para ajudar nessa tarefa.
A Google continua a recomendar que os gestores de sites tenham atenção aos conteúdos que publicam, e foquem sobretudo em fornecer conteúdos que sejam relevantes para os seus utilizadores, e não focados em tentar enganar os motores de pesquisa para surgirem mais no topo dos resultados.