Intel analisa vídeos do YouTube para identificar falhas nas drivers da Arc A380

Intel analisa vídeos do YouTube para identificar falhas nas drivers da Arc A380

No início do ano, a Intel lançou na China a sua primeira placa gráfica Intel Arc 3 A380. Este modelo apenas se encontra disponível no pais, mas isso não impede que algumas fontes fora do mesmo comecem agora a ter acesso à placa… e a alguns dos seus problemas.

Recentemente, o youtuber Gamer Nexus conseguiu obter acesso à placa, tendo realizado uma análise mais intensiva sobre o que esperar da mesma. Ao que parece, os problemas não estão na placa em si, mas no software que a acompanha.

O Youtuber confirmou que a placa funciona como esperado para um modelo de entrada de gama, mas que as drivers e painel de controlo para a mesma encontram-se com problemas graves, que praticamente tornam o uso do mesmo impossível de ser feito.

Antes de mais, é importante ter em conta que esta placa ainda não se encontra à venda no mercado fora da China, portanto não será uma review oficial do produto final da empresa para os mercados internacionais.

No entanto, o Arc Command, a aplicação necessária para controlar alguns dos aspetos da placa, é onde reside a maioria dos problemas. Gamer Nexus afirma que a aplicação encontra-se danificada, que não instala nem desinstala corretamente, além de contar com vários bugs que tornam praticamente impossível de usar o programa.

A lista de falhas é bastante extensa, ainda mais tendo em conta que a placa, mesmo não estando disponível para os consumidores internacionais, está à venda na China. No entanto, parece também que a Intel está atenta a estes problemas.

Lisa Pearce, VP e gestora do departamento Visual Computing Group da Intel, confirmou numa recente mensagem publicada no blog da empresa que a mesma se encontra a analisar os problemas que foram sendo reportados ao longo das últimas semanas. Segundo a mesma, a Intel terá criado um relatório de 46 falhas internamente, depois de assistir ao vídeo de Gamer Nexus, com o objetivo de corrigir as falhas que foram sendo reportadas para futuras atualizações.

Tendo isto em conta, parece que a Intel está focada em obter o feedback da comunidade sobre o desenvolvimento das suas placas, tanto a nível do hardware como de software, para tentar melhorar a experiência para todos – o que certamente será um ponto positivo.

Mas, ao mesmo tempo, as falhas que foram reportadas são tão básicas que levanta igualmente a questão sobre como puderam escapar a um teste de qualidade do software. Algumas das falhas ocorrem logo no momento em que se instala a aplicação, com erros na abertura e falhas aleatórias durante o uso da mesma.