Malware esconde-se em imagens do telescópio James Webb

Existem formas criativas por onde malware se pode propagar, mas esconder o mesmo em imagens é talvez uma das mais obscuras. Recentemente foi identificada uma nova campanha de malware, que esconde os conteúdos maliciosos sobre imagens do telescópio James Webb.

Apelidada de “GO#WEBBFUSCATOR”, esta campanha foi descoberta por investigadores da empresa de segurança Securonix, e basicamente esconde o malware em imagens que, supostamente, foram retiradas do telescópio.

O malware encontra-se desenvolvido em linguagem de programação Golang, e como tal adapta-se a diferentes sistemas Windows, Linux e Mac.

O ataque começa quando as vítimas recebem uma mensagem de email de phishing, normalmente com um ficheiro do Word anexado. No entanto, este ficheiro contém uma macro que, ao ser executada, acaba por descarregar para o sistema um ficheiro de imagem JPG.

O curioso será que a imagem é onde o malware verdadeiramente se encontra. Inicialmente, a imagem nada mais parece que uma foto capturada pelo telescópio James Webb, mas quando descodificada no sistema acaba por se transformar num ficheiro EXE, que é depois usado para instalar o malware no sistema.

exemplo da imagem de malware

Se aberta num visualizador de imagens, esta apresenta a foto da galáxia SMACS 0723, que foi publicada pela NASA em Julho de 2022. No entanto, o código da imagem demonstra que existe mais conteúdo dentro da mesma do que apenas a imagem, mais concretamente o malware que acaba por ser instalado no sistema.

A técnica não é certamente nova, mas demonstra que ainda existem formas de tentar inovar para ocultar as atividades maliciosas. Para a maioria dos utilizadores, o conteúdo final acaba por ser uma simples imagem, quando na verdade existe algo por detrás disso que pode afetar seriamente o sistema.