Plex confirma ataque e recomenda alteração das senhas
O Plex, um dos maiores serviços de streaming de conteúdos multimédia no mercado, confirmou ter sido alvo de um ataque recentemente, no qual dados sensíveis dos utilizadores podem ter sido acedidos por terceiros, estando agora a requerer a mudança da senha para todos os utilizadores.
A partir de um email enviado para os utilizadores da plataforma, a empresa confirma ter sido alvo de um ataque, onde existe a possibilidade de terem sido acedidas informações sensíveis dos utilizadores. Entre estas informações encontram-se os emails, nomes e senhas encriptadas dos mesmos.
Os acessos indevidos terão sido confirmados durante o dia de ontem, 23/08/2022, sendo que a empresa agiu de forma imediata para suspender as ligações. Apesar de as senhas estarem encriptadas de forma segura, a empresa refere no email que recomenda aos utilizadores realizarem o reset das mesmas o mais rapidamente possível.
A empresa sublinha ainda que os dados de pagamento dos clientes não terão sido afetados, uma vez que não se encontram sobre o mesmo sistema onde se encontram as contas dos utilizadores. A investigação ao incidente ainda se encontra a decorrer, sendo que mais informações devem ser reveladas durante os próximos dias.
Então, o que necessita de fazer?
Caso seja cliente da Plex, será aconselhado que realize de forma imediata a alteração da senha de acesso à conta da plataforma. O email enviado pela empresa deve conter todos os passos necessários para este processo.
Caso a mesma senha seja utilizada em outros locais, recomenda-se ainda que a mesma seja também alterada – embora se acredite que esta se encontre encriptada, ainda pode ser usada para ataques direcionados. A ativação da autenticação em duas etapas será outro ponto fundamental para garantir a segurança.