Samsung revela novos SSD 990 Pro com mais velocidade que nunca

Samsung revela novos SSD 990 Pro com mais velocidade que nunca

A Samsung revelou a sua nova geração de discos SSD, que são ainda mais rápidos para quem realmente necessita de aproveitar toda a capacidade das ligações PCIe 4.0 M.2. Os novos 990 Pro pretendem ser a aposta para quem pretenda o máximo desempenho possível sobre a leitura e escrita de conteúdos, e estão focados sobretudo para a nova geração de consolas da Sony.

No papel, o 990 Pro conta com uma velocidade sequencial de leitura de 7450 MB/s e de escrita de 6900 MB/s, atingindo os 1400K de IOPS. Estes valores são superiores aos registados pela geração anterior de discos, os 980 Pro, que atingiam os 7000 MB/s de leitura e 5000 MB/s de escrita sequencial.

Apesar de o desempenho não ter tanto impacto como o que aconteceu com o salto de geração entre os 970 Pro e 980 Pro, este novo modelo surge como uma aposta clara para quem necessite do máximo desempenho na leitura e escrita de dados. O modelo conta ainda com um dissipador com RGB – que no caso de se usar com a PS5, acabam por ficar escondidos sobre o plástico da consola.

No entanto, é certamente impressionante de ver que a Samsung está a pouco espaço de atingir o máximo da capacidade teórica das ligações de PCIe 4.0, que estão estipuladas para os 8000 MB/s.

Apesar de a empresa não deixar muitos detalhes sobre como foi capaz de aumentar a velocidade ainda mais nesta geração, o PR da empresa refere que o disco possui um novo controlador, que é bastante provável que tenha sido drasticamente renovado para otimizar ainda mais o desempenho final.

Fora do papel, existem poucos locais onde realmente se pode tirar total partido destas velocidades, a menos que seja em consolas de novas geração ou para utilizadores avançados que necessitem de mais capacidade neste campo.

E também para quem esteja disposto a dar 179 dólares pelo modelo base de 1 TB de capacidade, ou 309 dólares pelo modelo de 2 TB. A empresa espera ainda lançar um modelo de 4TB para o próximo ano.