SSDs causam mais emissão de CO2 que discos mecânicos

SSDs causam mais emissão de CO2 que discos mecânicos

Atualmente, os discos SSD são praticamente indispensáveis para muitos utilizadores, fornecendo cada vez mais elevadas capacidades aliadas a elevadas velocidades de transferência de dados.

No entanto, de acordo com um recente estudo, este género de discos SSD podem ter efeitos negativos para o meio ambiente em comparação com os tradicionais discos mecânicos.

Segundo um estudo realizado pala Universidade de Wisconsin-Madison e a Universidade de British Columbia, chega-se à conclusão de que os discos SSD produzem mais CO2 doq eu os tradicionais discos mecânicos – sendo que o estudo analisou o impacto para o meio ambiente dos diferentes produtos eletrónicos durante o seu período de vida útil.

Segundo os investigadores, os discos SSD são capazes de consumir menos energia que os HDDs, mas estes continuam a emitir mais CO2 para a atmosfera durante a utilização. Na realidade, muita da emissão do CO2 pode acontecer antes mesmo dos discos começaram a ser usados pelos consumidores, se tivermos em conta que a produção dos mesmos ainda é feita com base a recursos de energias fósseis.

O estudo aponta ainda que, dentro de um sistema, os discos SSD representam 38% de todas as emissões feitas por todos os componentes do computador. Para comparação, um HDD representa cerca de 9%, enquanto que uma GPU representa 11%, o CPU cerca de 4% e a motherboard cerca de 17%.

Estes dados são tidos em conta com discos SSD de 512 GB, mas as emissões aumentam consideravelmente tendo em conta também a capacidade dos mesmos. Um SSD de 64 GB possui menos emissões de CO2 comparativamente a um SSD de 1 TB.