YouTube remove vídeo de teste ao sistema FSD da Tesla com crianças reais

YouTube remove vídeo de teste ao sistema FSD da Tesla com crianças reais

O YouTube decidiu remover um vídeo da sua plataforma que demonstrava o teste do sistema FSD da Tesla com crianças.

O vídeo tinha sido originalmente publicado por Tad Park, dono de um tesla e investidor na empresa. O mesmo pretendia analisar como o sistema FSD da Tesla deteta os menores durante a sua ativação.

No vídeo é demonstrado como o sistema é capaz de identificar um manequim usado para simular uma criança no meio da rua, onde a situação foi reconhecida pelo sistema da Tesla com sucesso.

No entanto, Tad Park terá também usado crianças reais para o teste, com os seus próprios filhos a participarem num teste controlado ao sistema. O sistema do FSD da Tesla, tal como tinha acontecido com o manequim, também detetou com sucesso as crianças.

No entanto, este género de conteúdo foi considerado “demais” para as regras do YouTube, que durante este fim de semana removeu o vídeo original, por alegadamente violar as regras da plataforma.

Em comunicado ao portal The Verge, um porta-voz do YouTube confirmou que as regras da plataforma proíbem qualquer género de conteúdo que coloque em risco a segurança de menores. Desta forma, e tendo em conta que foram usadas crianças para o teste – mesmo que controlado – o vídeo foi removido.

Este vídeo tinha sido criado depois de uma campanha onde era demonstrado que o sistema FSD da Tesla não seria capaz de identificar crianças durante a ativação, algo que gerou na altura críticas por parte da comunidade – com muitos a alegarem que o sistema deteta corretamente os menores. A campanha apelava ainda a que fossem criados testes com crianças reais – algo que rapidamente levantou também críticas, uma vez que poderia colocar em risco a segurança dos menores.

As próprias autoridades norte-americanas, nomeadamente a NHTSA, tiveram de emitir um alerta para que não se usem menores como forma de teste a sistemas de veículos de condução autónoma – ou qualquer ser humano.