Engenheiros do Facebook também não sabem o que acontece a dados dos utilizadores

Engenheiros do Facebook também não sabem o que acontece a dados dos utilizadores

Não é segredo que o Facebook recolhe uma elevada quantidade de informação de todos os seus utilizadores, a grande maioria para ser usada com fins de publicidade direcionada, mas também para melhorar os sistemas de recomendação da empresa.

A plataforma tem vindo também a ser alvo de duras críticas exatamente por esta recolha, mas também pela forma como não é claro o objetivo da mesma. Apesar de se saber que os dados são recolhidos, o Facebook não esclarece exatamente como essa informação é efetivamente usada.

E se esta dúvida existe sobre os utilizadores em geral, é também sentida até pelos próprios funcionários da rede social. De acordo com o portal AppleInsider, dois funcionários da plataforma vieram deixar algumas informações sobre a forma como o Facebook usa os dados dos utilizadores… apenas para sublinharem que nem eles próprios sabem.

Os dados que a plataforma recebe são de tal forma elevados que nem mesmo a Meta parece ter uma ideia clara do que fazer com os mesmos. Num documento revelado em Abril deste ano, é referido que a Meta recebe uma quantidade imaginável de dados dos seus utilizadores, de tal forma que nem mesmo a empresa sabe como deve lidar com o mesmo da melhor forma.

Um dos funcionários afirma mesmo que ficaria surpreendido se alguém dentro do Facebook soubesse responder à questão sobre o que realmente acontece aos dados dos utilizadores.

Eugene Zarashow, um dos engenheiros da rede social, testemunhou em tribunal sobre o caso da Cambridge Analytica, indicando que a rede social necessita de manter várias equipas ativas para lidar com todo o fluxo de informação, e que nem mesmo assim consegue realizar o processo totalmente correto.

Por sua vez, uma porta voz do Facebook afirma que a rede social tem vindo a fazer investimentos para melhorar a forma como trata a privacidade dos seus utilizadores, e que continua a aplicar novos sistemas para garantir exatamente isso.