Instagram irá apelar da multa de 405 milhões de euros na Irlanda

Instagram irá apelar da multa de 405 milhões de euros na Irlanda

Durante o dia de ontem ficou conhecido que a Meta iria ser multada, por parte das Autoridades de Proteção de dados da Irlanda, devido a falhas sobre o controlo de menores no Instagram.

Em causa encontrava-se o facto que a empresa estaria a permitir que menores de 13 anos operassem contas profissionais sobre o Instagram, as quais divulgam dados sensíveis dos mesmos – como o número de telefone, morada e email.

Agora, um porta-voz da Meta veio confirmar que a empresa vai apelar da decisão e da multa aplicada por violação do RGPD. Segundo o porta-voz, a empresa considera que o valor da multa não se encontra enquadrada nos termos do RGPD, o que estará a resultar num pagamento consideravelmente acima do que deveria.

De notar que a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, apesar de ter confirmado a decisão final, ainda não publicou o despacho sobre a multa aplicada, e como tal desconhecem-se detalhes sobre como o valor terá sido calculado. A multa encontra-se avaliada em mais de 405 milhões de euros.

Uma das acusações da Comissão de Proteção de Dados terá sido também o facto do Instagram aplicar, por padrão, as contas de menores como estando públicas. Em resposta, a Meta afirma que a entidade encontra-se a basear em configurações antigas da plataforma, e que atualmente todas as contas de menores são configuradas por padrão para serem privadas. Estas alterações, no entanto, apenas terão sido realizadas de forma recente, e a investigação das autoridades teria começado em Setembro de 2020.

A resposta da Meta sobre esta multa seria previsível, segundo vários analistas. No mesmo dia em que a medida foi aplicada, a Meta tinha confirmado que algumas das informações do caso ainda estariam a ser analisadas, e que existem inconsistências sobre os pontos referidos pela Comissão de Proteção de dados da Irlanda.

Espera-se que mais detalhes seja revelados durante a próxima semana, altura em que as autoridades irlandesas irão revelar o despacho sobre o caso publicamente.