Kiwi Farms encontra-se efetivamente fora da internet

Kiwi Farms encontra-se efetivamente fora da internet

Depois de um longo e duro processo de batalha com a comunidade e várias empresas, o portal Kiwi Farms parece ter chegado ao fim. Depois de ter sido expulso da plataforma do Cloudflare, o site tentou adotar outras plataformas para manter os serviços ativos, mas sem sucesso.

A polémica com o Kiwi Farms tem vindo a desenvolver-se nas últimas semanas. O portal era dedicado à partilha de conteúdos muitas vezes abusivos e de assédio contra várias personalidades, tendo iniciado as suas atividades em 2013, e estando atualmente ligado a pelo menos três incidentes com utilizadores que tiraram a sua própria vida devido aos abusos realizados pela plataforma. De forma recente este tinha vindo a ser usado como forma de atacar diretamente uma criadora de conteúdos, conhecida como Clara Sorrenti.

Sorrenti tinha vindo a ser alvo de assédio por utilizadores da plataforma do Kiwi Farms, além de ter sido também alvo de vários casos de abuso, divulgação de dados pessoais e até Swatting – a prática de chamar as autoridades sobre falsas acusações de um eminente ato grave público, como ameaças de bomba.

Pouco depois desta situação, a pressão moveu-se para o Cloudflare, que seria a plataforma que estaria a fornecer serviços de proteção para o site. Enquanto que a comunidade pretendia que a entidade realiza-se alguma tarefa, nomeadamente de expulsar ou bloquear o site da sua infraestrutura, a Cloudflare tentou manter uma posição neutra, até que, eventualmente, bloqueou o site da sua infraestrutura, alegando o risco eminente para a vida humana em conteúdos presentes no mesmo.

Pouco depois de ter sido bloqueado nesta plataforma, o site ainda tentou mover as suas atividades para a plataforma DDoS-Guard, uma empresa russa que fornece serviços similares. Mas poucas horas mais tarde o site voltou a apresentar uma mensagem de erro, indicando que também teria sido bloqueado desta plataforma.

O fundador do Kiwi Farms, conhecido como Joshua Moon, publicou uma mensagem no Telegram informando que a ideia de a Rússia ser um pais livre era “uma anedota”, indicando ainda que este não vê um futuro onde o site possa operar livremente e sem problemas.

A partir do Twitter, Clara Sorrenti afirma que a campanha que tinha sido criada pela mesma face à situação acabou para bem, estando atualmente o site inacessível e com poucas probabilidades de voltar a surgir na internet no mesmo formato.