Não se assuste: Microsoft Defender causa falso-positivo de malware Win32/Hive.ZY
Os utilizadores do Microsoft Defender podem ter sido surpreendidos com um alerta de virus nos seus sistemas durante o dia de hoje, sobretudo se usam o Chrome, Edge, Discord ou aplicações baseadas em Electron.
Derivado de uma assinatura de vírus com falhas, o Microsoft Defender começou a marcar várias aplicações nos sistemas dos utilizadores como sendo malware, mais concretamente um malware conhecido como “Win32/Hive.ZY”.
O problema começou a ocorrer quando a Microsoft lançou a atualização das suas assinaturas de vírus 1.373.1508.0, o que ocorreu durante o início do dia de hoje. De acordo com o portal BornCity, vários utilizadores começaram a reportar a falha durante o dia de hoje, sendo que a Microsoft parece ter cancelado a disponibilização das assinaturas, mas não sem antes esta ter sido descarregada para muitos sistemas.
É importante reforçar que o alerta do Microsoft Defender é um falso positivo, ou seja, o sistema dos utilizadores não se encontra efetivamente infetado com o vírus indicado. Por alguma razão, as assinaturas mais recentes estão a levar a que determinadas aplicações sejam marcadas como tal.
A recomendação para os utilizadores que estejam a verificar problemas será de verificarem, a partir do Windows Update, se existe uma nova versão das assinaturas disponíveis para instalação, e como sempre, reiniciem os seus sistemas para garantir que as mais recentes versões estão efetivamente aplicadas.