Prepare-se para ver mais publicidade sobre o YouTube em breve
Os utilizadores do YouTube podem brevemente começar a ver mais publicidade sobre a plataforma, num novo teste que parece estar a ser realizado de forma aleatória a contas do serviço.
Até agora, os vídeos do YouTube poderiam conter até duas publicidades antes do conteúdo realmente começar a ser reproduzido. No entanto, os recentes testes da plataforma parecem estar a integrar até um conjunto de cinco anúncios para serem apresentados antes da reprodução realmente iniciar.
A piorar a situação, estes anúncios não podem ser ignorados. Os utilizadores necessitam de aguardar que os mesmos terminem antes de poderem aceder ao vídeo final que pretendem ver.
Como seria de esperar, esta mudança tem vindo a causar uma onda de comentários negativos, os quais apontam como o YouTube se encontra a focar cada vez mais na publicidade, desprezando os conteúdos verdadeiramente úteis da plataforma.
Muita da publicidade pode ter até 30 segundos de duração. Se o utilizador tiver a infelicidade de ter os cinco anúncios com 30 segundos de duração cada, isso corresponde a um extra de quase 2 minutos e meio para começar a ver o vídeo que se pretende.
Face às críticas, um porta-voz do YouTube veio confirmar que a empresa se encontra a realizar um novo teste, apelidado de “bumper ads”, onde será apresentada publicidade até cinco anúncios antes do início do vídeo, mas que os mesmos terão apenas cinco segundos de duração no máximo. O objetivo do teste será manter os anúncios ao máximo, mas sem ultrapassar o período de tempo que existe atualmente.
A empresa recomenda ainda que, para os utilizadores que verifiquem uma quantidade maior de anúncios, reportem a situação nas ferramentas da plataforma.