Clearview AI multada em 20 milhões de euros por recolha ilegal de dados

Clearview AI multada em 20 milhões de euros por recolha ilegal de dados

As autoridades de França de proteção de dados (CNIL) confirmaram ter aplicado uma coima à Clearview AI de 20 milhões de euros, por recolha ilegal de dados e informação biométrica de milhares de utilizadores franceses.

Este valor corresponde ao máximo que pode ser aplicado à empresa tendo como base a legislação do RGPD. De notar que a empresa também terá recebido estas multas pelas autoridades de proteção de dados em Itália e na Grécia, em Março e Julho deste ano, pelos mesmos motivos.

A CNIL terá ordenado a empresa norte-americana a parar com toda a recolha de dados de reconhecimento facial e a eliminar todos os dados que foram recolhidos no período de dois meses. Caso a empresa não realize esta tarefa no período de dois meses, terá de enfrentar uma nova coima de 100.000 dólares por dia.

De relembrar que a Clearview AI usava métodos controversos de recolha de dados pela Internet, analisando perfis das redes sociais e sites distribuídos pela internet para associar a identidade dos utilizadores, recolhendo a informação dos mesmos.

Usando este método, a empresa terá recolhido mais de 20 mil milhões de imagens associadas com utilizadores em todo o mundo, que estariam a ser usados para alimentar a base de dados da empresa. Estes dados eram depois vendidos a terceiros para alimentar sistemas de reconhecimento facial, incluindo forças da autoridade.

Apesar de os dados não serem diretamente usados pela Clearview AI, esta encontrava-se a vender os mesmos para terceiros e a recolher os mesmos inicialmente sem o conhecimento dos próprios utilizadores. Milhões de utilizadores podem ter ficado registados nestas bases de dados sem terem conhecimento.