LinkedIn está a ser alvo de falsos perfis criados por IA

LinkedIn está a ser alvo de falsos perfis criados por IA

Se é utilizador do LinkedIn e utiliza o mesmo para procurar novos trabalhadores, talvez seja melhor ter atenção ao que se encontra efetivamente a aceitar dentro da rede. Isto porque a plataforma parece estar agora a ser alvo de uma nova campanha de bots, que usam IA para criar falsos perfis.

De acordo com o investigador de segurança KrebsOnSecurity, a plataforma encontra-se atualmente a ser alvo de uma larga campanha de contas falsas, que estão a ser usadas na plataforma recolhendo dados de vários locais. Estes perfis falsos estão a ser criados às centenas todos os dias, e contam com fotos criadas por IA, juntamente com detalhes recolhidos de outras contas legitimas na plataforma.

Alguns administradores de grupos na plataforma afirmam que o número de contas falsas tem vindo a aumentar praticamente desde Janeiro deste ano, mas é nos últimos meses que tem vindo a ser mais sentido.

Na maioria dos casos, o objetivo final destes perfis é sempre o mesmo: levar potenciais utilizadores legítimos a esquemas diversos. Aproveitando o foco da plataforma para a vertente profissional, os falsos perfis são usados sobre campanhas de supostas parcerias, ou até na procura de emprego.

O caso é de tal forma grave que alguns administradores de grupos estão mesmo a pensar fechar os mesmos derivado do elevado número de pedidos falsos que estão a ser feitos. Alguns utilizadores confirmam que existe uma enchente de bots a serem criados, e quando um grupo é visado, por vezes são enviadas dezenas de novos pedidos de entrada para os mesmos.

A Microsoft parece estar ciente deste problema, mas até ao momento ainda não foram aplicadas medidas concretas para resolver a situação.