Meta vai deixar de lado o Java nas suas aplicações para Android

Meta vai deixar de lado o Java nas suas aplicações para Android

A Meta confirmou que se encontra a migrar a linguagem de programação usada nas suas aplicações para Android, passando do antigo Java para Kotlin – a versão mais recente em linha com o que a Google também pretende para o futuro.

O Kotlin é uma linguagem de programação consideravelmente mais recente e eficiente, sendo ainda baseada em JVM. Foi criada originalmente em 2011 pela JetBrains, mas apenas recebeu a sua versão 1.0 oficial em 2016. Em 2017 foi adotada pela Google como sendo a linguagem de programação padrão para todas as futuras aplicações do Android.

Segundo a Google, um dos motivos para usar Kotlin encontra-se no facto de ser consideravelmente mais eficiente, seguro e rápido, além de suportar um conjunto de funcionalidades que simplesmente não se encontram na versão nativa do Java.

No caso da Meta, todas as aplicações da empresa eram até agora baseadas em Java – o que inclui a app do Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras. No entanto, a empresa sublinha que vai começar a migrar as suas plataformas para a nova linguagem de programação.

Para os utilizadores, esta medida não deverá trazer grandes mudanças visíveis. É possível que os utilizadores verifiquem mais desempenho sobre alguns casos, mas para muitos a diferença será praticamente zero.

No entanto, por detrás da funcionalidade, a medida irá melhorar o desempenho e segurança das aplicações da Meta, trazendo-as para uma versão mais atualizada da linguagem de programação, e com possibilidade de novas funcionalidades para o futuro.