Google considera que 60% da internet apresenta conteúdo duplicado
Os utilizadores procura pela internet conteúdos que sejam únicos e novos para os seus interesses, mas infelizmente parece que os dados não são a favor dessa ideia. Pelo menos segundo o que a Google considera da Internet – e podemos dizer que, com todos os seus bots constantemente a monitorizar a mesma, esta deve possuir uma boa ideia disso mesmo.
Durante um evento realizado pela Google em Singapura, apelidado de Google Search Central Live, a empresa revelou alguns detalhes sobre o estado da internet atual. No mesmo, foi deixada a indicação que cerca de 60% dos conteúdos que encontramos atualmente na internet são, na verdade, duplicados.
Infelizmente, os detalhes sobre o que a Google considera como “duplicado” neste estudo não são claros. É incerto se a empresa está a considerar conteúdos que podem ser de temas similares mas estão as ser replicados por várias fontes, ou conteúdo exatamente copiado de outras plataformas. Com isto, as possibilidades são várias.
Mas ao mesmo tempo, o valor aponta que existe um vasto leque de conteúdos pela internet que podem ser replicados, e que muitos desses conteúdos não são propriamente originais, o que pode dificultar a tarefa dos utilizadores em encontrarem conteúdos finais realmente “originais”.
Ainda assim, é importante sublinhar que não existem detalhes sobre o que a Google considera como “conteúdo duplicado” neste contexto. Se tivermos em conta os guias da empresa sobre SEO, um conteúdo duplicado tende a ser algo que é copiado integralmente de outra fonte original, e distribuído sobre diferentes meios – sejam eles por sites, plataformas sociais ou outros.