Ransomware ARCrypter expande operações para todo o mundo

Ransomware ARCrypter expande operações para todo o mundo

Um ransomware até agora relativamente pouco conhecido encontra-se a alargar as suas operações a nível global. Conhecido como “ARCrypter”, este novo ransomware tinha mantido uma operação bastante pequena, focada sobretudo em empresas na América Latina.

No entanto, parece que os gestores do mesmo estão agora a começar a alargar as suas operações, com o objetivo de se focaram em empresas a nível global. Este ransomware é conhecido por afetar tanto sistemas Linux como Windows, sendo que encripta os ficheiros sobre a extensão .crypt.

Investigadores da empresa BlackBerry confirmaram que o grupo do ARCrypter encontra-se agora a expandir as suas operações para fora da América Latina, com o objetivo de afetar entidades noutros países – e recentemente já terão realizado alguns ataques a empresas no Canadá.

A maioria dos pedidos deste ransomware são de valores relativamente pequenos, em torno dos 5000 dólares – que comparativamente a outro ransomware no mercado pode ser considerado um valor “pequeno”.

Os primeiros sinais da existência deste ransomware começaram a surgir em Agosto de 2022, pelo que é um malware relativamente recente. A maioria distribui-se sobre ataques de phishing e sites com conteúdos maliciosos para download.