Twitter reativa a conta de Donald Trump após votação de Elon Musk

Donald Trump com o Twitter

Quando Elon Musk entrou para a administração do Twitter, uma das questões que alguns utilizadores colocaram encontrava-se na possibilidade deste começar a desbloquear algumas contas de entidades que, anteriormente, tinham sido banidas do Twitter.

Uma dessas entidades seria Donald Trump, ex-presidente dos EUA e que estava banido da plataforma. Apesar de Musk não se ter pronunciado inicialmente sobre o caso em concreto, durante o dia de hoje foi confirmado que Trump encontra-se de volta para a plataforma.

A medida terá sido tomada depois de Elon Musk ter feito um questionário para os utilizadores do Twitter, indicando se a conta de Donald Trump deveria ser restituída na plataforma. O resultado acabou por ser positivo, o que leva agora a que a mesma volte a ficar ativa.

A votação foi acompanhada pela frase em latim “Vox Populi, Vox Dei”, que se traduz em “A voz do poço, a voz de Deus”, numa referência clara que a votação iria ser o resultado das preferências dos utilizadores, e que o Twitter iria agir em conformidade.

Sondagem de elon musk sobre ativação da conta de Donald Trump

Tendo em conta a votação positiva, poucas horas depois a conta foi efetivamente restaurada, sendo que @realDonaldTrump está novamente ativa e com os dados que teria na altura em que foi bloqueada. De notar, no entanto, que Trump já tinha indicado no iniciou deste ano que não iria voltar à plataforma, mesmo que a conta fosse restituída.

De notar que, apesar de Musk ter ideias de restituir a conta de Donald Trump, este afirmava anteriormente que iria aplicar um conselho de moderação para avaliar essa possibilidade. No entanto, a criação desta sondagem na sua conta pessoal indica que não terá sido feita essa medida, e invés disso Musk terá optado por seguir as preferências dos utilizadores do serviço.

De relembrar que a conta de Donald Trump tinha sido banida no início de 2021, depois do mesmo usar a plataforma para incitar à violência, que levaram aos eventos no capitólio dos EUA a 6 de Janeiro do ano passado. Trump tem vindo a tentar obter controlo da conta desde então, tendo mesmo tentado contornar o bloqueio a partir de outras contas na plataforma, e até mesmo a avançar com um processo em tribunal contra o Twitter.

De notar que as contas de Musk em outras plataformas, nomeadamente no Facebook e Instagram, ainda continuam bloqueadas.