Bug no Corsair K100 faz o teclado escrever “sozinho”

Bug no Corsair K100 faz o teclado escrever “sozinho”

A Corsair encontra-se a ter alguns problemas a nível de privacidade, e tudo derivado de algumas funcionalidades existentes sobre o seu mais recente teclado mecânico Corsair K100. Este teclado foca-se para os jogadores, contando com várias funcionalidades dedicadas para os mesmos.

No entanto, uma dessas funcionalidades parece estar a causar algumas dores de cabeça para a empresa, sobretudo depois de vários utilizadores terem reportado um funcionamento anormal do teclado durante uso regular.

Os primeiros relatos de problemas começaram a surgir em Agosto, de acordo com as publicações nos fóruns de suporte da Corsair. Por entre os relatos, os utilizadores indicam que os seus teclados parecem começar a “escrever sozinhos”. O mais estranho será que o teclado parece começar a escrever textos que os utilizadores teriam escrito no passado.

Alguns relatos apontam que o teclado começa a escrever palavras que foram digitadas anteriormente no mesmo – algumas das quais com dias de existência – e que não param até que o mesmo seja completamente desligado do PC.

Desde então, os relatos apenas têm vindo a aumentar, com utilizadores a indicarem que o teclado começa a escrever letras aleatórias do nada, ou palavras completas. Um dos utilizadores indica também que não usa o software da Corsair para funcionalidades extra, e que o problema poderá estar relacionado com o próprio hardware.

Obviamente, isto levanta várias questões complicadas para a Corsair, com alguns utilizadores a indicarem que o teclado poderia conter algum género de “keylogger” para registar as teclas – e que de alguma forma não estaria a funcionar corretamente.

Em resposta, a Corsair afirma que este género de funcionalidade não existe no seu teclado. No entanto, a empresa confirmou que o problema poderá tratar-se de um bug sobre o software da empresa, nomeadamente a nível das macros.

Ao que parece, o software da Corsair encontra-se a registar incorretamente as teclas pressionadas, executando as mesmas num período mais tarde, sem que o utilizador tenha propriamente iniciado a gravação das macros. As falhas parecem estar relacionadas com o software de controlo do teclado da empresa, e não com o hardware em si.

A empresa recomenda que os utilizadores afetados por este problema tentem fazer o reset do teclado, desligando o mesmo do PC, e voltando a ligar enquanto se pressiona a tecla ESC por cinco segundos. Em alternativa, os utilizadores devem contactar o suporte da Corsair para mais informações.