Epic Games abre para todos app para converter objetos em modelos 3D

Epic Games abre para todos app para converter objetos em modelos 3D

A Epic Games encontra-se a disponibilizar a sua nova aplicação RealityScan para iOS. Esta aplicação ganhou destaque nos últimos meses por permitir converter objetos reais para 3D, usando apenas a gravação do objeto em questão.

A ideia da aplicação passa por permitir que os utilizadores façam o scan dos objetivos, e criem rapidamente as suas versões 3D de alta qualidade, que podem depois ser usados para os mais variados fins.

Esta aplicação foi desenvolvida pela Epic depois da aquisição da Capturing Reality, empresa especializada em software deste género. A RealityScan combina as imagens 2D em vários ângulos para criar uma versão 3D final. A empresa indica que devem ser capturadas pelo menos 20 imagens do objeto antes de ser possível criar a versão 3D realista.

As imagens são depois enviadas para os servidores da entidade, onde são processadas, alinhadas, e convertidas para criar o ambiente 3D. Este depois pode ser usado pelos utilizadores e exportado para os mais variados fins.

A Epic Games acredita que a ferramenta pode ajudar novos programadores de jogos a criarem objetos realistas para os mesmo, sem necessitarem de conhecimentos diretos de criação 3D.

A aplicação encontrava-se até agora disponível em formato de Beta fechado, mas a empresa confirmou que o RealityScan vai agora ficar aberto para todos no iOS e iPadOS. Tudo o que os utilizadores necessitam será de criar uma conta da Epic Games para usarem a app.