Google, Mozilla e Apple trabalham em novo benchmark para navegadores

Google, Mozilla e Apple trabalham em novo benchmark para navegadores

A Google, Mozilla e a Apple encontram-se a trabalhar em conjunto para criarem uma nova forma de medir o desempenho dos navegadores no mercado, com um teste que seja padrão para toda a indústria.

De acordo com o comunicado das empresas, o novo “Speedometer 3” será um padrão de benchmark que vai ser adotado para medir o desempenho dos navegadores, com base nos tempos atuais. Esta ferramenta será usada como forma de medir o desempenho e tempo de resposta dos navegadores usando as tecnologias mais recentes da internet, e fornecendo aos utilizadores um meio viável de verificar qual o navegador mais rápido no mercado.

Atualmente no mercado dos testes de benchmark para navegadores, as ferramentas fornecidas para a tarefa encontram-se algo desatualizadas, sendo eu não estão propriamente adaptadas para a internet atual. O padrão até agora seria o Speedometer 2, mas este encontra-se consideravelmente desatualizado e foi desenvolvido maioritariamente para o WebKit da Apple.

A ideia com o Speedometer 3 passa por criar uma nova plataforma de testes que, para além de ser compatível com os navegadores atuais, possa fornecer resultados que seja mais adaptados para cada navegador.

Para já, o Speedometer 3 ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, sendo que a própria página no GitHub do projeto indica que o mesmo se encontra em ativo desenvolvimento. No entanto, será certamente bom de ver que o projeto está a começar com o apoio das três maiores empresas responsáveis pelos navegadores mais usados no mercado.