Publicidade da Google era usada em campanhas maliciosas para gerar milhões

Publicidade da Google era usada em campanhas maliciosas para gerar milhões

Foi recentemente descoberta uma campanha de fraudes que terá usado a rede de publicidade do Google Ads e de sites de adulto para se propagar, gerando uma vasta quantia para os criminosos.

A equipa de segurança da empresa Malwarebytes confirmou ter identificado uma campanha de fraude, que aproveitava o sistema de publicidade da Google e roubava conteúdos de vários outros sites pela internet.

Ao mesmo tempo, a campanha focava-se também em distribuir conteúdo de publicidade da Google sobre sites que, por norma, não deveriam aceitar este género de conteúdos. O site era aberto no formato de um popup, sendo que a publicidade surgia na parte inferior dos mesmos, carregando como se fosse um anúncio relacionado com o site.

Ao mesmo tempo, a campanha focava-se também em carregar publicidade da Google sobre sites que tinham conteúdo roubado de outras fontes, a maioria de portais de notícias. Os criminosos roubavam os conteúdos dos sites de notícias, e aplicavam os mesmos como iframes dentro de um domínio, enquanto a publicidade da Google era injetada na página, levando as receitas para os criminosos de forma direta.

Segundo os investigadores, apesar de se desconhecer exatamente a origem dos criminosos responsáveis pela campanha, acredita-se que possam ter origem na Rússia. Acredita-se que a campanha tenha gerado mais de 276 mil dólares de rendimento em publicidade para os criminosos.