Atualização do firmware AGESA causa problemas em processadores AMD Ryzen 7000

Atualização do firmware AGESA causa problemas em processadores AMD Ryzen 7000

As atualizações de firmware são, na maioria dos casos, fornecidas com melhorias em nível de desempenho e estabilidade para os sistemas. No entanto, quando algo não corre como o planeado, isso também leva a grandes dores de cabeça.

E parece que, recentemente uma nova atualização fornecida para os mais recentes chips AMD Ryzen 7000 pode estar a causar isso mesmo. A nova versão do firmware AGESA 1.0.0.4, para os processadores mais recentes da AMD, parece estar a levar a alguns problemas de desempenho nos sistemas que acabaram por instalar o mesmo.

De acordo com os relatos de vários utilizadores, a recente atualização parece ter causado problemas graves de desempenho e até falhas no arranque para sistemas que tenham o chip Ryzen 7600X – embora a falha não aparente ter ocorrido sobre todos os sistemas, portanto será algo ainda por definir.

É possível que o problema também afete os sistemas com processadores Ryzen 9 7950X, 7900X e 7700X, visto que possuem uma arquitetura similar.

Ao que parece, a atualização terá sido fornecida durante o fim de semana para algumas motherboards da MSI e ASRock, mas pode ter chegado a mais sistemas também. A AMD já terá confirmado o problema, e encontra-se a preparar uma atualização para o mesmo.

Os sistemas afetados pelos problemas devem verificar que o desempenho do processador acaba por ser consideravelmente reduzido, ao ponto que alguns dos cores do mesmo podem mesmo ser completamente desativados. Em alguns sistemas isso pode também impedir o sistema operativo de arrancar corretamente.

A recomendação para os utilizadores que tenham feito a atualização será reverter para uma versão anterior – se possível – ou verificar a página de atualizações de firmware das suas placas mãe por novas versões existentes.