Investigadores na China afirmam ter contornado encriptação com computadores quânticos

Um grupo de investigadores na China afirma ter conseguido quebrar o sistema de criptografia RSA, usando para tal um sistema de computadores quânticos. A confirmar-se, esta prática pode colocar em risco um vasto conjunto de sistemas de segurança, e afetar sobretudo o mercado das criptomoedas.

De acordo com o estudo publicado na plataforma ARXIV da Universidade de Cornell, os investigadores afirmam ter conseguido quebrar o algoritmo da criptografia RSA, a qual é usada em várias empresas e serviços como forma de garantir mais segurança dos dados. O autor deste estudo afirma que esta medida foi possível com recurso a um computador quântico.

No entanto, existem algumas divergências sobre se este feito foi realmente realizado ou não. Em parte isso deve-se ao facto da tecnologia quântica ainda se encontrar numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e apesar de serem sistemas com potencial para o futuro, a tecnologia atual ainda se encontra distante de permitir algo que vá colocar em risco a encriptação de conteúdos online.

Andre Konig, CEO e cofundador da Global Quantum Intelligence, veio recentemente desacreditar este estudo, apelidando-o mesmo de “farsa”. Um feito deste género iria destabilizar praticamente todo o mercado global da internet, já que colocaria em risco um vasto potencial de sistemas, alguns dos quais usados para atividades críticas.

Ao mesmo tempo, existe quem acredite que a China teria mais interesse em usar uma descoberta deste tipo para realizar possíveis ataques a cadeias mundiais, invés de a anunciar como um estudo científico.