Leak do código fonte da Yandex revela detalhes sobre SEO do motor de pesquisa
De forma recente, cerca de 45GB de dados associados ao código fonte da plataforma da Yandex terão sido partilhados na dark web. Entre os dados encontra-se o código fonte de vários serviços da entidade, como o seu motor de pesquisa.
Agora que os dados se encontram a ser analisados, para entender melhor a extensão dos problemas, parece que existem algumas informações que – mesmo não estando atualizadas – podem causar graves problemas para a entidade.
Ao que tudo indica, o código fonte revelado da Yandex possui informações importantes sobre como o motor de pesquisa classifica os resultados, algo que não é normalmente para ser do conhecimento público.
O código fonte começou a ser disponibilizado no passado dia 25 de janeiro, e desde então a empresa tem vindo a referir que o mesmo diz respeito a versões desatualizadas do seu software, e que não compromete diretamente as operações da mesma. Foi também referido que o ataque não terá ocorrido diretamente à empresa.
Os ficheiros roubados tinham a data de Fevereiro de 2022, a mesma altura em que a Rússia realizou a invasão da Ucrânia. Algumas fontes apontam que o código pode ter sido roubado de forma interna, por um funcionário, e tinha como objetivo ser partilhado com rivais da plataforma.
Apesar de ainda se encontrar a analisar a extensão dos problemas sobre a revelação deste código fonte, o mesmo parece conter informações sobre 1922 dados de ranking que o motor de pesquisa utiliza na altura de apresentar os sites para os mais variados termos.
Esta informação é algo que não deve ser do conhecimento público, já que permite analisar como os motores de pesquisa apresentam determinados conteúdos ao público e nas pesquisas feitas – o que pode permitir também criar adaptações e levar a que os sites possam focar as suas atenções em criar conteúdos baseados no ranking de maior interesse para os motores de pesquisa.
Obviamente, o código fonte diz respeito ao motor de pesquisa da Yandex, portanto não será algo que se aplica a todos os motores de pesquisa no mercado, mas ainda assim será algo bastante sensível de ser tornado público.
Além disso, tendo em conta que a Yandex compete diretamente com plataformas como a Google, a empresa também analisa constantemente os detalhes que são usados pelo motor de pesquisa principal no mercado para apresentar determinados sites.
De acordo com os analistas que verificaram o código, o motor de pesquisa russo parece favorecer sites que tenham conteúdos atualizados, bastante tráfego orgânico e um curto número de “espaçamento” nas URLs finais. Existem ainda pontos extra para sites que apresentam um rápido carregamento dos conteúdos e que tenham palavras-chave dentro do conteúdo principal.
Até ao momento a Yandex não deixou comentários relativamente a estes fatores terem sido revelados para o público em geral, nem o impacto que a medida pode ter sobre as pesquisas feitas pelo motor de pesquisa da empresa.