Microsoft pode vir a investir em grande na OpenAI

Microsoft pode vir a investir em grande na OpenAI

A Microsoft pode ter planos de investir em força nas tecnologias de Inteligência Artificial, tanto que os rumores indicam mesmo a possibilidade de ser feito um investimento de 10 mil milhões de dólares sobre a OpenAI – a mesma empresa responsável pela criação do ChatGPT.

De acordo com o portal Semafor, a Microsoft já terá apresentado esta ideia de investimento junto da direção da empresa e dos seus investidores diretos, e espera-se que venha a ser um grande avanço para o futuro dos produtos da mesma. Os documentos revelados apontam que a decisão final iria ser feita no final de 2022, portanto existe a possibilidade que algo já tenha sido decidido internamente – mas sem confirmação oficial ainda.

No entanto, para este largo investimento, a empresa também colocaria os seus próprios termos. A mesma fonte aponta que a Microsoft pretenderia receber até 75% de todas as receitas da OpenAI até que o investimento inicia fosse reposto. Assim que o pagamento do investimento inicial for realizado, os termos iriam ditar a mudança dos valores para colocar novamente a OpenAI no centro das receitas.

É importante notar que, para já, não existe nenhuma confirmação de que a empresa venha realmente a aplicar este investimento. Nenhuma das empresa deixou detalhes sobre o mesmo.

No entanto, de forma recente começaram a surgir vários rumores de que a Microsoft pretende apostar em força na IA para os seus serviços, passando mesmo pela integração destes em sistemas como o Windows, Word e outros. Existem também rumores que a empresa pretende integrar o ChatGPT como uma funcionalidade direta no Bing, o que pode melhorar consideravelmente o motor de pesquisa.

A ter em conta que este não seria o primeiro investimento da Microsoft na OpenAI. Em meados de 2019, a empresa investiu cerca de mil milhões de dólares na empresa para a ajudar a desenvolver projetos como o ChatGPT.