Android 14 poderá facilitar uso de lojas de aplicações de terceiros

Android 14 poderá facilitar uso de lojas de aplicações de terceiros

Cada vez mais entidades têm vindo a apertar empresas como a Google e a Apple, devido às suas restrições sobre plataformas de apps de terceiros nos sistemas operativos que as mesmas gerem. Android e iOS são conhecidos por darem vantagens para as suas plataformas de apps dedicadas, deteriorando outras existentes no mercado.

Tecnicamente, no caso do Android, a situação é menos grave do que se verifica no lado do iOS, uma vez que o sistema da Google é consideravelmente mais aberto que o rival. Mas ainda existem algumas desvantagens e entraves para plataformas de apps de terceiros.

No entanto, parece que a futura versão do Android 14 pode remover alguns destes limites. De acordo com o portal XDA Developers, código do Android 14 Developer Preview parece indicar que a Google se encontra a trabalhar em formas de permitir que plataformas de apps de terceiros possam funcionar mais eficazmente dentro do sistema.

Uma das mudanças poderá verificar-se na forma como o sistema permite que determinadas lojas de aplicações possam atualizar e instalar apps no sistema. O Android 12 veio trazer algumas mudanças, permitindo que plataformas de apps de terceiros pudessem atualizar as suas apps em segundo plano, como a Play Store realiza no sistema.

No entanto, com o Android 14 espera-se ainda mais mudanças, com a capacidade de as lojas de aplicações de terceiros poderem analisar quando será a melhor altura para atualizar uma aplicação – por exemplo, quando o dispositivo estiver a carregar ou uma determinada app não esteja a ser usada.

As alterações no Android 14 permitem que estas lojas de aplicações de terceiros possam verificar vários estados do sistema e das suas apps, de forma a identificarem a melhor altura para atualizarem as apps e segundo plano. Os programadores destas lojas já podiam realizar esta tarefa, mas normalmente envolvia o uso de outras APIs, sendo que a integração direta no Android será muito mais simples e eficiente.

Ao mesmo tempo, o código também indica a possibilidade de os utilizadores poderem escolher de qual loja de aplicações pretendem que as atualizações sejam instaladas. Por exemplo, quando uma loja de terceiros estiver no dispositivo, os utilizadores podem optar por remover a possibilidade de as apps serem atualizadas pela Play Store da Google, e invés disso usarem a alternativa existente.

Isto deverá dar mais controlo aos utilizadores, e tornar mais fluido o processo de atualização das apps no sistema.

De notar que, para já, todas as mudanças encontram-se apenas na versão mais recente do Android 14, e ainda não existem detalhes como a empresa espera integrar as mesmas em futuras versões. Mas será certamente um passo para facilitar o uso de lojas de aplicações de terceiros dentro do Android, e surge exatamente numa altura em que cada vez mais autoridades pressionam as empresas para abrirem os seus sistemas operativos – nomeadamente a Google e a Apple.