Como passar a usar a Autenticação de duas etapas via app no Twitter?

Como passar a usar a Autenticação de duas etapas via app no Twitter?

Como se sabe, o Twitter começou a alterar a forma como os utilizadores podem usar a autenticação em duas etapas dentro da plataforma, sendo que vai deixar de permitir o uso de mensagens SMS para contas gratuitas da rede.

Desta forma, apenas utilizadores com o Twitter Blue vão poder usar este método de login – que, tendo em conta os dados da própria plataforma, é um dos mais populares. Felizmente, os utilizadores ainda podem usar a Autenticação em Duas etapas com contas gratuitas, desde que o façam pela aplicação de autenticação ou com uma chave física.

Se possui uma conta gratuita e não pretende mudar para o Twitter Blue, felizmente a transição é relativamente simples, mas necessita de ser feita para garantir que pode continuar a aceder à plataforma.

O primeiro passo será escolher a aplicação de autenticação que pretende usar. Existem várias, mas uma das mais populares é a Google Authenticator e a Authy – esta última realiza a sincronização dos dados, pelo que pode ser mais benéfica para quem não pretenda ter receio de perder os códigos.

Tendo escolhido a aplicação, agora deve passar para a configuração da conta do Twitter. Para tal, deve aceder ao menu das “Configurações” > “Segurança e acesso à conta” > “Segurança”. Dentro desta opção deverá ter a de “Autenticação em duas etapas”, que acedendo deverá poder configurar as diferentes opções da conta.

detalhes das contas do twitter

A primeira opção disponível será a “Mensagem de texto”, que irá ser a opção que vai passar a ficar disponível apenas para o Twitter Blue. Desta forma, a que pretendemos configurar será a “Aplicativo de autenticação”.

detalhes dos métodos de autenticação

Quando ativa esta funcionalidade pela primeira vez, o Twitter deve fornecer um código QR, que necessita de ser analisado pela app de autenticação que escolheu. Ao fazer o scan deste código, a app deve automaticamente começar a gerar os tokens de acesso, sendo que pode também alterar algumas configurações, como é o caso do nome dentro da app ou o ícone.

Feito isto, a aplicação deve encontrar-se configurada. Tudo o que é necessário, da próxima vez que for realizar o login no Twitter, será colocar o código de autenticação que é criado dentro da app. Isto deve ser feito sempre que inicia a sessão de um dispositivo desconhecido ou novo.

De notar que, durante a configuração, o Twitter fornece um conjunto de códigos de backup, recomendados de salvaguardar num lugar seguro. Estes códigos podem permitir o acesso à conta na eventualidade de não ser possível usar a aplicação de autenticação – evitando que possa ficar bloqueado da conta.

Como se pode verificar, o processo de configuração da autenticação em duas etapas via a app de autenticação não é complicado, mas para alguns utilizadores pode ser um passo extra a realizar, e isso pode levar a que os mesmos não ativem esta funcionalidade de segurança – o SMS era consideravelmente mais simples de configurar, mesmo que fosse mais inseguro.