Ex-funcionário da Google afirma que empresa “deixou de inovar”
A Google ainda continua a ser uma das maiores empresas do mercado tecnológico e no mundo. No entanto, recentes acusações de um ex-funcionário da empresa parecem indicar que a empresa apenas se foca nos lucros, tendo deixado a inovação de lado.
Praveen Seshadri é o co-fundador e criador da plataforma AppSheet, que foi adquirida pela Google em meados de 2020. Esta plataforma permite aos utilizadores e empresas criarem simples aplicações para uso interno, algo que a Google viu como essencial na altura da aquisição. Desde então, a plataforma foi integrada sobre os serviços da Google, e encontra-se disponível para empresas.
No entanto, Seshadri saiu do cargo que ocupava na empresa, e que mantinha apenas devido ao contrato de três anos que teria depois de a sua plataforma ter sido adquirida. Segundo Seshadri, um dos motivos para a saída será derivado de este considerar que a Google “deixou de existir e de funcionar”.
Segundo a opinião de Seshadri, a empresa encontra-se apenas a pagar uns “cêntimos” para os mais de 175.000 funcionários que possui, enquanto existe pouca evolução da mesma para melhorar as tecnologias que existem no mercado, mas ao mesmo tempo, que coloca os seus funcionários num “labirinto” burocrático, para que os mesmos permaneçam no mesmo e não avancem para criar algo de valor.
Seshadri afirma que o objetivo da Google é manter os seus funcionários a trabalharem nos projetos da mesma, e a aumentarem os seus lucros, mas sem terem a possibilidade de evoluir para além disso.
Ao mesmo tempo, é ainda referido que a empresa terá deixado de lado a inovação, focando-se apenas nos lucros. Seshadri deu como exemplo a recente apresentação do Bard, a IA da empresa, que foi feita de forma rápida devido à urgência da Google em criar algo que se destaque no mercado – mesmo que não seja perfeito.
O mesmo aponta que a Google ainda continua a crescer, em parte, devido ao seu negócio da publicidade, que tem vindo a evoluir consideravelmente no que respeita a dinheiro e investimentos para a marca. No entanto, noutros setores, a empresa tem vindo a falhar, e esses problemas são praticamente escondidos do olhar público enquanto a empresa estiver a crescer em nível de receitas.
Este afirma ainda que muitos dos funcionários da Google não vão para o trabalho a pensar que vão ajudar os clientes ou um utilizador, mas sim que estão a trabalhar apenas para a Google e para os seus canais no topo.
No entanto, Seshadri afirma que existe apenas uma área da empresa onde não existe esta mentalidade, e que será sobre o ecossistema do Android, que parece funcionar de maneira independente do resto da marca.