Investidores da China alertados sobre investimentos em tecnologias de IA
Durante as últimas semanas, várias notícias sobre tecnologias de IA foram sendo reveladas no mercado. A ChatGPT é sem dúvida o grande destaque, mas outras empresas começam a investir também na criação de ferramentas que usem as suas próprias tecnologias de IA para as mais variadas tarefas.
Google e Microsoft foram dois dos nomes que revelaram novidades durante a semana passada, e que se espera virem a apostar forte nestas tecnologias. Existem ainda outras empresas que estão a começar a criar as suas próprias tecnologias de IA para o mercado.
Apesar de todo o entusiasmo em torno das tecnologias de IA, ainda existem alguns pontos que devem ser tidos em conta, e para investidores, ter atenção aos locais onde são feitos investimentos é bastante importante.
Talvez por isso mesmo, várias empresas na China e grupos de analistas chineses encontram-se agora a deixar alertas sobre o entusiasmo sobre estas tecnologias. As entidades aconselham os investidores a terem cuidado e moderação sobre os locais onde investem o seu dinheiro relativamente às tecnologias de IA.
Em parte encontra-se o facto que muitas empresas que revelam o uso destas tecnologias, também não apresentam detalhes concretos sobre como pretendem monetizar as mesmas. Apesar de a IA ser considerada o futuro, usar a tecnologia requer investimentos e custos constantes, algo que as empresas têm vindo a suportar.
Com isto, muitos investidores encontram-se agora a ser alertados para terem cuidado sobre os investimentos que realizam em tecnologias de IA, em parte derivado da incerteza do mercado e da forma como essas tecnologias podem ser rentáveis para as empresas que as criam.
Algumas fontes estão mesmo a realizar a comparação das tecnologias de IA com os NFTs, que também passaram por uma onda de interesse dos mais variados investidores, mas rapidamente o mercado começou também a verificar as quedas.
Apesar de todos os alertas, os investimentos na China sobre empresas de IA têm vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses, com investidores interessados em colocar o seu dinheiro sobre o que estes considerem ser o “futuro” da tecnologia em geral.