Xiaomi revela tecnologia de carregamento a 300W para smartphones

Xiaomi revela tecnologia de carregamento a 300W para smartphones

Em Outubro de 2022, a Xiaomi revelou a sua tecnologia de carregamento rápido a 210W, na sua submarca Redmi, e que eventualmente foi ultrapassada pela tecnologia de 240W da Realme – parte da OPPO e da OnePlus.

No entanto, com o evento MWC deste ano, a Xiaomi pretende agora voltar a dar um passo na tecnologia, tendo revelado o conceito de um novo sistema de carregamento para smartphones a uns impressionantes 300W.

Esta velocidade de carregamento, de acordo com a empresa, permite carregar a totalidade do dispositivo em menos de cinco minutos. A empresa sublinha ainda que, apesar do aumento da velocidade de carregamento, a estrutura dos dispositivos encontra-se praticamente inalterada, possível apenas com as melhorias feitas a nível do sistema da bateria e de arrefecimento interno.

O teste do carregamento em 300W foi realizado sobre um Redmi Note 12 Pro+, modificado especificamente para esta tarefa com uma bateria de 4100 mAh. Estando totalmente descarregada, a bateria atingiu os 20% de capacidade em menos de um minuto, e a marca dos 50% foi atingida aos dois minutos e 12 segundos. No final, os 100% de carregamento foram atingidos a apenas alguns segundos dos cinco minutos.

O carregador manteve um valor constante de 280W de carregamento durante cerca de dois minutos, tendo atingido o pico de 290W. A empresa refere que, para conseguir este feito, terá usado uma nova tecnologia de bateria, que deverá permitir o carregamento rápido sem grande desgaste para a mesma, ao mesmo tempo que mantêm a mesma estrutura das baterias atuais.

Apesar de ser incrível verificar a velocidade de carregamento deste dispositivo, é importante notar que a mesma trata-se apenas de uma demonstração, e ainda não existem planos concretos para quando a tecnologia irá começar a chegar aos dispositivos no mercado.