ChatGPT leva a aumento de livros criados por IA na Amazon

ChatGPT leva a aumento de livros criados por IA na Amazon

O ChatGPT tem vindo a ganhar bastante destaque pela internet nas últimas semanas, tanto que existem muitas criações feitas pelo sistema da OpenAI. No entanto, uma tendência que parece estar a ganhar adeptos passa pela criação de livros completos, usando a tecnologia, e que depois são colocados à venda na Amazon.

De acordo com a agência Reuters, existem atualmente cerca de 200 livros digitais à venda na Amazon, que terão sido escritos usando tecnologias de IA, nomeadamente o ChatGPT.

Quando a tecnologia da OpenAI foi revelada, um dos grandes destaques foi a capacidade desta construir historias e desenvolver as mesmas de forma bastante realista. Isto terá inspirado alguns utilizadores para tirarem proveito da tecnologia, criando as suas próprias historias baseadas nessa ideia, e colocarem as mesmas à venda em plataformas digitais.

Pela Amazon é possível encontrar vários livros que afirmam terem sido escritos com recurso a IA, e que são associados com os mais variados temas. Apesar de as estimativas da fonte serem de 200 livros, este valor pode ser consideravelmente superior, tendo em conta ainda que existem novas publicações a serem feitas praticamente todos os dias.

No entanto, esta prática também deixa alguns receios para a indústria, nomeadamente na forma como a “escrita automática” pode vir a tornar-se mais cativante do que a escrita de autores reais.

Mary Rasenberger, diretora executiva da Authors Guild, uma das maiores e mais antigas organizações de escritores profissionais nos EUA, aponta que a tendência deste género de livros chegarem ao mercado pode deixar muitos autores sem emprego.

Curiosamente, a venda deste género de livros não parece ser considerada uma violação dos termos da Amazon. Isto porque, segundo a empresa, os conteúdos que são publicados apenas necessitam de ter em conta os direitos de autor – e neste caso, como os conteúdos são criados via IA, tecnicamente os direitos de autor são associados com os próprios criadores.

No entanto, não foram deixados detalhes sobre se a empresa espera rever estas regras no futuro, e possivelmente aplicar algumas regras para conteúdos que tenham sido criados por IA.