Google vai monitorizar informação pessoal dos utilizadores na Dark Web

Google vai monitorizar informação pessoal dos utilizadores na Dark Web

Todos os dias, milhares de utilizadores são afetados com roubos de credenciais de login e ataques diretos às suas contas online. Em parte, isto pode acontecer porque senhas são comprometidas, e vendidas posteriormente em várias plataformas da dark web.

Usar um gestor de senhas e manter o habito de não usar a mesma senha para todos os serviços pode ajudar, mas ao mesmo tempo, também não informa quando um serviço ou senha realmente é comprometido – nem que informação pode ter sido comprometida: apenas o email? A senha?

A pensar nisso, a Google confirmou que vai incluir uma nova funcionalidade para os utilizadores do Google One, permitindo que as suas informações pessoais possam ser monitorizadas sobre leaks e sites da dark web.

Com esta funcionalidade, dados pessoais que o utilizador forneça para a Google poderão ser permanentemente monitorizados, e caso apareçam em algum leak de dados ou para venda na Dark web, a Google irá notificar o utilizador.

Este sistema irá monitorizar o nome do utilizador, email, número de telefone e número de segurança social, entre outros detalhes que possam estar relacionados com a conta do utilizador na Google. Isto inclui também as senhas de plataformas online, e que estejam armazenadas no Gestor de Senhas do Google.

Esta funcionalidade vai ficar disponível durante as próximas semanas, embora a empresa apenas confirme que deverá ficar disponível, nesta fase, para os utilizadores nos EUA. No entanto, deverá chegar a todos os planos do Google One.