5G continua gratuito em Portugal até 30 de Setembro de 2023

5G continua gratuito em Portugal até 30 de Setembro de 2023

Nos últimos meses, as operadoras nacionais tinham vinda a oferecer o acesso a redes 5G de forma gratuita, embora os planos fossem de colocar o acesso como um extra “pago” para alguns tarifários. No entanto, isso volta agora a ser adiado.

O prazo de prolongamento do acesso gratuito a redes 5G nas principais operadoras nacionais – NOS, MEO e Vodafone – terminava nesta sexta-feira. No entanto, o mesmo volta agora a ser adiado, com todas a confirmarem que vão prolongar o acesso gratuito até 30 de Setembro.

Esta medida surge quase um ano depois de as operadoras terem obtido as licenças para uso de redes 5G e de terem também revelado que iriam cobrar até cinco euros para o acesso a este género de redes. No entanto, a implementação continua em formato gratuito e acessível para qualquer utilizador que tenha um dispositivo compatível com este género de redes móveis.

Não existe até ao momento uma clarificação sobre o motivo pelo qual o prazo se encontra a ser estendido. Todas as operadoras, apesar de confirmarem a extensão até 30 de Setembro, não deixam detalhes sobre qual o motivo para tal.

No entanto, é possível que tal medida se encontre relacionada com o facto que ainda não existem consumidores suficientes com equipamentos compatíveis para este género de redes. Segundo os dados mais recentes da ANACOM, relativamente a serviços móveis até ao final de 2022, apenas 11.1% dos utilizadores possuíam smartphones capazes de acederem a redes 5G.

Por sua vez, o número de transmissores de sinais 5G tem vindo a aumentar por Portugal, sendo que existem atualmente 5842 postos 5G distribuídos por 302 concelhos e 1526 freguesias.