Asus ROG Ally vai contar com processador personalizado da AMD

Asus ROG Ally vai contar com processador personalizado da AMD

Por esta altura não é segredo que a consola da Valve, a Steam Deck, tem sido um sucesso de vendas. No entanto, a Asus também se encontra a preparar para entrar neste mercado com o rival ROG Ally.

E apesar de alguns detalhes deste dispositivo da Asus ainda não serem conhecidos, um dos detalhes importantes encontra-se no facto que o mesmo pode vir a contar com um processador da AMD Ryzen, expandindo também o mercado para este género de processadores da AMD.

Não apenas isso, mas é possível que o Asus ROG Ally venha a contar com um processador da AMD que foi especificamente desenhado para este sistema, atualmente conhecido apenas como Ryzen Z1. Um leak recente sobre a aplicação de benchmark Geekbench pode agora ter revelado os detalhes do que poderemos esperar deste processador.

Segundo o teste, o Ryzen Z1 deve contar com seis cores e 12 threads, juntando ainda duas unidades RDNA 3 para gráficos. Deve ainda existir uma versão “Extreme”, que iria contar com oito cores e seis RNDA 3, o que deve permitir ainda mais desempenho, mas também um maior consumo de energia.

Com isto, é possível que venhamos a ter no mercado um rival de peso para a Steam Deck, sobretudo no que respeita a desempenho, mas também com diferentes opções que os utilizadores poderiam optar por escolher – conforme pretendam aproveitar o máximo do hardware ou um preço mais em conta.

Estes novos processadores da AMD encontram-se desenhados para o sistema da Asus, portanto não se acredita que venham a ser usados em outros dispositivos no mercado.