Banco de Portugal pretende um sistema mais abrangente que o MBWay

Banco de Portugal pretende um sistema mais abrangente que o MBWay

Atualmente existem em Portugal várias formas de os utilizadores realizarem pagamentos rápidos, sendo que um dos mais reconhecidos será o MBWay. No entanto, o Banco de Portugal pretende incentivar ainda mais ao uso deste género de sistemas, sendo que se encontra agora a preparar um novo sistema que se foque a ser usado no dia a dia pelos consumidores.

De acordo com o portal ECO, este sistema encontra-se já em desenvolvimento, e pode chegar durante o próximo ano. Segundo a entidade, o novo sistema pretende facilitar a realização de pagamentos bancários, sendo que ao contrário do que acontece com o MBway, não se vai basear em cartões de multibanco, mas sim na conta bancária.

Atualmente, o MBWay encontra-se desenhado para funcionar como uma funcionalidade extra que se encontra sobre cartões de débito e crédito regulares. Para usar este sistema, os consumidores necessitam de possuir um cartão físico associado.

No entanto, a ideia do Banco de Portugal passa por criar um novo sistema, que também irá permitir pagamentos diretos, mas será baseado nas contas bancárias. Isto deverá tornar o processo de uso do sistema consideravelmente mais simples para todos.

Este sistema pode também facilitar as transferências diretas para contactos e para empresas. Tal como o MBWay, os utilizadores terão a possibilidade de realizar transferências para os contactos que tenham nos seus telemóveis, mas também poderão optar por transferir diretamente para uma empresa, via o NIPC. Desta forma, não será necessário ter de se realizar o pagamento via os tradicionais IBANs.

Eventualmente, este sistema vai também permitir realizar pagamentos para fora de Portugal, sendo que iria integrar-se com serviços similares que estão a ser criados noutros países. Ao mesmo tempo, esta plataforma poderia servir também para os prestadores de serviços de pagamentos poderem fornecer meios das empresas realizarem mais rapidamente os pagamentos.