Chrome 112 deixa de lado antiga funcionalidade do navegador
A Google começou recentemente a lançar a nova versão do Chrome 112, a qual chega com várias alterações e melhorias. Além das tradicionais correções de bugs e melhorias de segurança, esta versão também deixa de lado uma funcionalidade antiga do navegador.
Com a nova versão 112, o Chrome perdeu agora a capacidade de correr apps diretamente do mesmo. Isto não era algo inesperado, tendo em conta que o suporte a apps dentro do Chrome é algo que tem vindo a cair em desuso, começando mesmo pela Chrome Web Store, que faz vários anos deixou de permitir o envio desses conteúdos.
No entanto, com esta versão do navegador, a funcionalidade parece ter sido oficialmente removida. Os utilizadores deixam assim de poder aceder a apps que teriam anteriormente no navegador – invés disso, é recomendado que procurem sobre as plataformas por versões PWA das mesmas.
De notar, no entanto, que ainda é possível reativar esta funcionalidade, embora seja algo mais complicado de ser feito – e que não se encontra por padrão para novas instalações. Os utilizadores que pretendam reativar o acesso a apps do Chrome, podem faze-lo a partir das Flags do navegador, em chrome://flags. No entanto, mesmo ativando esta opção, o suporte apenas se encontra garantido até ao Chrome 114.
No caso do ChromeOS, o suporte a apps do Chrome ainda deve ser mantido até 2025, tendo em conta que é um dos principais meios de acesso a diferentes plataformas neste sistema.
Como sempre, a nova atualização do Chrome deve ficar disponível de forma automática para todos os utilizadores durante os próximos dias.