Duas contas falsas do Twitter conseguiram obter visto de verificado dourado

Duas contas falsas do Twitter conseguiram obter visto de verificado dourado

O Twitter continua a criar confusão com o seu sistema de verificação de contas, e depois de várias mudanças sobre a plataforma, agora começam a surgir também problemas associados com essa tarefa.

O Twitter Blue agora permite que qualquer pessoa, com 8 dólares, possa registar a sua conta no Twitter e obter o sinal de verificado na plataforma. No entanto, existe ainda um patamar mais elevado de verificação, que passa pela Verificação para empresas.

Este sistema, que custa a partir de 1000 euros mensais, permite que as empresas tenham acesso a um sistema de verificação avançado, com a possibilidade das contas associadas receberem o sinal de visto dourado.

O objetivo da verificação para empresas será fornecer um método de verificação de contas mais avançado, que nem todos podem obter – ao contrário do Blue.

No entanto, parece que esse sistema também possui as suas falhas. De forma recente, uma falsa conta da Disney Junior UK terá conseguido obter a verificação para empresas na mesma, com o sinal dourado associado ao nome.

Durante várias horas, a conta terá confirmado que era falsa, e terá sido usada para publicar diversos conteúdos ofensivos – algo que, certamente, nunca deveria ser publicado numa conta da Disney.

Esta conta foi eventualmente suspensa. No entanto, poucas horas depois, uma segunda conta, desta vez a roubar a identidade da série da MTV “The Challenge”, terá conseguido obter o sinal de verificado dourado novamente. A conta terá sido depois usada para partilhar um vídeo violento na plataforma, antes de ter sido removida.

É importante relembrar que o Twitter afirma que a verificação para empresas permite às entidades obterem um elevado grau de segurança na plataforma, enquanto permite também que estas possam ter acesso a algumas funcionalidades extra dentro da mesma.

A verificação destas contas é mais intensiva do que a realizada para contas do Twitter Blue, sendo que ainda se desconhece como estas duas contas conseguiram obter a verificação dourada nas mesmas.