Grupos de hackers enganam empresas com falsos ataques de ransomware

Grupos de hackers enganam empresas com falsos ataques de ransomware

Ataques de ransomware podem ter graves consequências para as empresas, não apenas sobre o potencial de roubo de dados, mas também na reputação da empresa. E agora existem alguns grupos de hackers criados apenas com o propósito de realizar ransomware sobre a reputação das empresas.

Estes grupos alegam ter realizado ataques de ransomware sobre uma determinada empresa, e onde foram roubados dados sensíveis, apenas para levar as mesmas a acreditarem no caso e a realizarem o pagamento.

Segundo revela o portal BleepingComputer, o grupo em questão atua sobre o nome de “Midnight”, e terá começado as suas atividades em 16 de Março. O mesmo não leva a cabo qualquer ataque de ransomware, mas alega ter dados sensíveis sobre as empresas, e que vai divulgar os mesmos caso o pagamento não seja realizado.

Em alguns casos, estes grupos alegam ser de outros grupos reconhecidos de ransomware, para darem mais legitimidade. A maioria das notificações são deixadas via email, com ameaças sobre o potencial de roubo de dados – que não ocorreram na realidade.

Além de alegarem terem realizado o roubo de dados sensíveis das empresas, este grupo também ameaça com a realização de ataques DDoS contra as entidades caso os pagamentos não sejam realizados. Em alguns casos estes ataques são realmente realizados, mas ocorrem com menor impacto do que o verificado no roubo de dados diretamente de um ataque ransomware.

Até ao momento desconhece-se o número de vitimas que foram alvo deste género de ataques, mas acredita-se que pode ser uma tendência a aumentar nos próximos tempos, e que pode levar algumas empresas a acreditarem terem sido alvo de ataques quando, na realidade, não o foram.

É importante relembrar também que este género de esquemas não é propriamente novo. Existem casos reportados de falsos ataques de ransomware faz anos, que muitas vezes pretendem ser exatamente dedicados a enganar as empresas fazendo-as acreditar que foram alvo de ataques.