Mercado dos smartphones regista queda nas unidades enviadas

Mercado dos smartphones regista queda nas unidades enviadas

O envio de smartphones para o mercado caiu durante o primeiro trimestre deste ano, com 268.6 milhões de unidades enviadas – uma queda de 14.6% face a igual período do ano anterior. Os dados da IDC apontam quedas que são consideravelmente acima das previsões iniciais – que estariam nos 12.7%.

A empresa de análise do mercado refere que, apesar de estes números serem más notícias para os fabricantes de smartphones, ao mesmo tempo o mercado encontra-se lentamente a recuperar. O stock de novas unidades é agora consideravelmente superior do que era faz apenas alguns meses, e os fabricantes estão também otimistas para as vendas nos próximos tempos.

A IDC aponta que o mercado encontra-se numa tendência de limpeza e ajuste de inventário, o que pode levar a alguns investimentos mais cautelosos e a dados abaixo do que seria normal para o período do ano. No entanto, as previsões indicam que isso deve melhorar até ao final de 2023 – embora ainda falte algum tempo, e tudo pode alterar-se.

Em parte, um dos motivos para as quedas das vendas de smartphones encontra-se no facto que os consumidores estão a dar prioridade a outras áreas mais importantes, invés de ponderarem a compra de novos dispositivos. Isto, claro, afeta as vendas finais.

Em alguns mercados, as vendas de smartphones caíram até 20%, sobretudo em países emergentes e onde a indústria não se encontra tão desenvolvida.

Olhando para os diferentes fabricantes, a Xiaomi foi a que registou uma maior queda das unidades de smartphones enviadas para o mercado, em torno dos 23.5%. A mais resistente terá sido a Apple, que apesar de também registar quedas, encontra-se com menos 2.3% de unidades enviadas face ao ano anterior.