MSI confirma ter sido vítima de ataque de ransomware
Depois de terem surgido rumores sobre um possível ataque à MSI, agora a empresa veio oficialmente confirmar o mesmo, deixando também mais detalhes sobre o que aconteceu.
Os rumores começaram a surgir depois do grupo de ransomware Money Message ter confirmado que teria atacado a empresa, e estaria a pedir mais de 4 milhões de dólares para evitar a divulgação dos dados roubados. Entre estes encontram-se ficheiros internos da empresa, dados de clientes e funcionários e também diverso código fonte associado com programas e BIOS da empresa.
A MSI confirma que terá sido alvo do ataque de ransomware, onde os atacantes terão obtido acesso a diversos ficheiros internos da empresa, e encontram-se a realizar o pedido de ransom. Ao mesmo tempo, a empresa afirma que, assim que o ataque foi identificado, o mesmo foi contido e as autoridades contactadas.
A empresa não revelou, no entanto, detalhes sobre quando o ataque aconteceu ou quais os dados que poderão ter sido acedidos no processo. No entanto, é referido que este ataque não teve impacto sobre as operações da empresa nem a nível financeiro – como tal, acredita-se que possa ter sido alvo pequeno.
A empresa também aconselhou os utilizadores a apenas descarregarem conteúdos de sites oficiais ligados com a empresa, evitando qualquer fonte externa que não seja reconhecida. Isto aplica-se a programas e a conteúdos como BIOS.
De relembrar que os atacantes indicavam ter em sua posse mais de 1.5TB de dados que, alegadamente, foram roubados dos sistemas da empresa. Até ao momento os atacantes apenas partilharam imagens dos supostos ficheiros que foram roubados, não tendo sido ainda fornecido qualquer dado concreto.