TikTok vai começar a remover conteúdos de negação das alterações climáticas

TikTok vai começar a remover conteúdos de negação das alterações climáticas

O TikTok aproveitou o Dia da Terra para deixar uma mudança sobre os seus termos de conteúdos na plataforma. A partir de agora, todos os conteúdos partilhados no serviço que sejam respeitantes à negação das alterações climáticas serão considerados proibidos.

Esta medida vai começar a ter efeito a partir do dia 21 de Abril, com a plataforma a reforçar as suas politicas contra os conteúdos de desinformação sobre o clima. Ao mesmo tempo, todas as pesquisas diretas por conteúdos de desinformação sobre as alterações climáticas irão também redirecionar os utilizadores para fontes fidedignas com mais informação sobre o tema.

A plataforma sublinha que todos os vídeos que comprometam fatos científicos relativamente às alterações climáticas vão ser considerados como proibidos na rede social, e eventualmente removidos.

Estas medidas, no entanto, surgem apenas depois de uma longa batalha no combate a este género de conteúdos na plataforma. Faz menos de um ano algumas fontes indicavam estudos em como era possível comprovar que a procura por conteúdos de negação das alterações climáticas era bastante simples de ser realizada dentro da plataforma.

Ao mesmo tempo, a medida surge numa altura que o TikTok encontra-se a ser fortemente pressionado pelas autoridades nos EUA e em alguns outros países, devido às possíveis ligações da sua empresa mãe Bytedance com as autoridades chinesas – tendo em conta que se trata de uma empresa sediada na China.

Nos últimos tempos, o TikTok tem vindo a defender a segurança dos dados dos utilizadores e o facto de não possuir qualquer relação com o governo da China para a possível recolha de dados de cidadãos da plataforma. Por sua vez, várias entidades começaram a bloquear o TikTok de dispositivos considerados como sensíveis ou onde poderia encontrar-se informação sensível se recolhida por terceiros.