Twitter vai começar a permitir pagamento de artigos individuais em publicações online

Twitter vai começar a permitir pagamento de artigos individuais em publicações online

O Twitter encontra-se a testar uma nova forma de os criadores de conteúdos poderem ganhar alguma receita extra dentro da plataforma. A confirmação partiu de Elon Musk, que deixou a indicação que a rede social encontra-se agora a testar um novo sistema de subscrição, ligeiramente diferente do que se encontrava disponível até agora.

Invés de cobrar um valor mensal para algo como o Twitter Blue, agora o Twitter deverá começar a permitir que algumas contas possam cobrar por cada artigo que possuam – focado sobretudo em contas de meios de imprensa e similares.

Invés de ser cobrado um valor “fixo” para a subscrição, o Twitter pode permitir que as entidades coloquem um preço por artigo, onde os utilizadores poderiam obter acesso direto ao mesmo dentro do Twitter.

A ideia seria permitir o acesso a conteúdos para leitores casuais, que não pretendam adquirir uma subscrição completa para acederem a todos os conteúdos de uma publicação, mas ainda pretendam ler determinados artigos de forma regular.

Esta novidade encontra-se em desenvolvimento pelo Twitter, sendo que Musk afirma que deve ficar disponível durante o próximo mês – possivelmente para um grupo restrito de contas inicialmente.

De notar que Musk não deixou muitos detalhes sobre o que esperar exatamente desta funcionalidade, além de que não foi claro sobre a data concreta de quando vai ficar disponível e quais os parâmetros para acesso à mesma.

Outro detalhe importante que não foi indicado encontra-se na comissão que o Twitter irá aplicar sobre os pagamentos feitos neste novo sistema – o que se acredita que venha a ser realizado como forma de a empresa ter receitas adicionais.

O Twitter não possui atualmente uma equipa de comunicação externa, pelo que não foram deixados mais detalhes sobre o que está a ser criado pela rede social. No entanto, as novidades devem começar a surgir durante o próximo mês, se tivermos em conta as indicações de Musk.