VLC recebe suporte para NVIDIA RTX Video Super Resolution

VLC recebe suporte para NVIDIA RTX Video Super Resolution

A par com a chegada das novas NVIDIA RTX 4070 e 4070 Ti, chega também algumas novidades para quem tenha as placas mais recentes da empresa e use o VLC como leitor multimédia principal.

A empresa confirmou que vai começar a expandir o suporte à sua tecnologia RTX Video Super Resolution, que foi inicialmente apresentada na CES 2023 em Janeiro, e que permite melhorar a qualidade final dos vídeos em diferentes programas. Agora, a tecnologia passa a contar com suporte para conteúdos que sejam reproduzidos dentro do programa VLC.

Anteriormente, a tecnologia RTX Video Super Resolution encontrava-se disponível para os utilizadores de placas RTX 3000 e 4000, mas apenas em algumas plataformas. Esta poderia ser usada em conteúdos até 1080p do YouTube, Twitch, Netflix e outros via o Chrome e Edge.

No entanto, agora a tecnologia passa também a suportar conteúdos que sejam reproduzidos diretamente via o VLC, o que deve abranger um novo leque de possibilidades – sobretudo para quem use este programa como leitor multimédia principal do sistema.

Segundo a empresa, os conteúdos multimédia até 1080p podem ser consideravelmente melhorados usando esta funcionalidade. Um dos exemplos encontra-se em vídeos que tenham sido gravados com câmaras de fraca qualidade, ou momentos caseiros.

De notar que, para a tecnologia funcionar, é necessário ter a versão do VLC 3.0.19 RTX beta, que ainda se encontra em desenvolvimento –  e, portanto pode apresentar algumas falhas ocasionais.