Dispositivo de realidade mista da Apple pode custar 1500 dólares a produzir

Dispositivo de realidade mista da Apple pode custar 1500 dólares a produzir

Se tudo correr como esperado, a Apple deve revelar o seu primeiro dispositivo de realidade mista durante o evento WWDC 2023, sendo que os rumores apontam que o preço de venda do mesmo pode atingir os 3000 dólares.

Este valor é certamente muito mais elevado que outros dispositivos similares atualmente no mercado. No entanto, parece que o preço de produção é também elevado para a Apple, se tivermos em conta os recentes rumores.

Ao que tudo indica, cada unidade do dispositivo de realidade mista da Apple terá um custo de produção a rondar os 1500 dólares, que será um valor consideravelmente acima do que outros rivais no mercado praticam. Isto pode dever-se ao facto da Apple pretender usar materiais premium e de características mais avançadas nos seus dispositivos.

De relembrar que o dispositivo deve chegar ao mercado com o mais recente chip M2 dedicado da empresa, acompanhado por 12 GB de RAM, 512 GB de armazenamento SSD e suporte para redes wi-fi 6. Apenas de materiais, o dispositivo possui um custo de 1400 dólares por unidade.

A isto acrescenta-se ainda os custos de produção e de envio para o mercado, que elevam o valor final para cerca de 1600 dólares por unidade.

Entre os componentes mais caros encontram-se os ecrãs OLED de elevada qualidade, com um custo de 280 a 320 dólares por unidade, seguindo-se o conjunto de 14 lentes para as câmaras externas, que custam cerca de 160 dólares.

Para comparação, o Meta Quest Pro, que atualmente é o dispositivo mais avançado de realidade mista que se encontra no mercado, possui um custo final de venda nos 999 dólares, sendo que o custo de produção para a Meta é de quase 250 dólares por unidade – mais de metade do valor que, alegadamente, se encontra para o dispositivo da Apple.

De relembrar que várias fontes indicam que a Apple produzir apenas 500.000 unidades do dispositivo para o primeiro ano. Se este acabará por ser um sucesso ou não de vendas, ainda será algo que se necessita de ver quando o mesmo chegar ao mercado.