FBI apreendeu nove sites de exchanges usadas para lavagem de criptomoedas

FBI apreendeu nove sites de exchanges usadas para lavagem de criptomoedas

As autoridades norte-americanas confirmaram ter apreendido nove sites, associados com exchanges de criptomoedas conhecidas por serem usadas para lavagem de dinheiro de esquemas e fraudes.

Estas plataformas estariam reconhecidas como sendo usadas por criminosos para lavarem criptomoedas roubadas em ataques e ransomware, sem controlo direto. Segundo o comunicado do FBI, esta operação foi possível com a ajuda das autoridades na Ucrânia, sendo que os sites apreendidos agora apresentam uma mensagem das autoridades sobre a atividade.

Os sites permitiam aos utilizadores converterem as suas criptomoedas em dinheiro direto, usando técnicas de anonimato. As tarefas também poderiam ser realizadas sem qualquer controlo das entidades, e de forma anónima.

A maioria dos sites forneciam suporte direto em Inglês e Russo, sendo quer se acredita que teriam as suas atividades a partir de solo Russo.

Mensagem num dos sites apreendidos pelas autoridades do FBI

As autoridades afirmam que os servidores das plataformas foram igualmente apreendidos, sendo que a maioria encontrava-se localizado nos EUA, Ucrânia e várias cidades europeias. Os dados presentes nestes sistemas irão agora ser analisados pelas autoridades para identificar a origem dos esquemas, potencialmente levando a mais detenções no futuro.

De momento ainda se desconhece se foram realizadas detenções sobre esta nova operação, ou se as autoridades irão usar os dados agora na sua posse para obterem mais informações.