Foram vendidos menos computadores nos EUA durante o início de 2023
O mercado dos computadores a nível global tem vindo a sofrer algumas alterações nos últimos meses, e os mais recentes dados da empresa de análise do mercado Canalys apontam exatamente isso – pelo menos para o mercado norte-americano.
De acordo com os dados, o mercado dos EUA registou uma nova queda nas unidades enviadas para o mercado, tanto a nível de computadores fixos como de portáteis. Segundo os dados, durante o primeiro trimestre de 2023, foram enviados para o mercado 11.4 milhões de unidades de portáteis e 2.7 milhões de computadores fixos.
Estes valores representam uma queda de 31% ano a ano no caso de computadores portáteis, e de quase 28% para os computadores fixos.
A empresa também verificou os números a nível de tablets, com 10.8 milhões de unidades enviadas para o mercado, o que representa uma queda anual de 7%. Este valor parece ter sido, em parte, melhor devido às unidades enviadas para o mercado do iPad da Apple, que registaram os maiores valores desde o primeiro trimestre de 2021.
Em parte, a empresa indica que esta queda é algo que se esperava para o início do ano, e segue a tendência de outros anos anteriores. Ao mesmo tempo, é ainda acompanhada pela crise financeira que se encontra a afetar um vasto conjunto de utilizadores e países diferentes, dificultando a tarefa de upgrade para os consumidores finais.
A empresa acredita que os valores podem vir a aumentar até ao final do ano, mas estes ainda se encontram dependentes do andamento da crise financeira a nível mundial, e portanto, não será de admirar que se venham a verificar surpresas eventualmente.