Asus revela placa gráfica com ligação dedicada para energia na motherboard

Asus revela placa gráfica com ligação dedicada para energia na motherboard

Os computadores atuais são, em geral, um conjunto de componentes… e cabos. Com cada vez mais avanços a nível de processadores e gráficas, existe também a necessidade de usar cada vez mais energia, que consequentemente, apenas pode ser transportada com cabos.

Este exemplo é bastante visível nas gráficas, que necessitam de ligações dedicadas para a fonte de alimentação de forma a poderem tirar total proveito das suas capacidades. No entanto, a Asus pretende mudar essa ideia, tendo revelado algumas novidades durante a Computex 2023.

No evento, a empresa demonstrou um protótipo de uma placa que dispensa o uso de ligações de energia externa, usando apenas as entradas da própria motherboard para esta tarefa.

De acordo com a empresa, esta revelou uma ASUS NVIDIA GeForce 4070, modificada para contar com uma nova slot próxima da entrada PCI-Express, que é responsável por transferir a energia para a placa. Esta ligação permite que a placa tenha 600W de capacidade extra, sem usar qualquer ligação externa adicional.

A entrada é bastante similar à ligação de 1x do PCIe, e será ligado numa entrada próxima da ligação de 16x PCIe da motherboard – que necessita também de ser adaptada para esta funcionar. A Asus afirma que esta ligação pode até ser apenas um ponto de passagem direto para a fonte de alimentação, mas que se encontra mais escondido e possui a mesma funcionalidade que os cabos tradicionais.

De momento, esta ideia encontra-se apenas como protótipo, sendo que ainda se desconhece se a Asus espera lançar a mesma como um produto final, tanto a nível das placas gráficas como das motherboards. Ao mesmo tempo, também se desconhece se a empresa espera lançar esta tecnologia para outras fabricantes, ou se irá manter a mesma dedicada para a sua marca.

No final, esta ideia pode trazer vários benefícios. Não apenas evita que os utilizadores tenham de passar mais um cabo por dentro do computador, mas também torna o processo de montagem das gráficas consideravelmente mais simples.