Intel pretende criar processador exclusivamente de 64 bits

Intel pretende criar processador exclusivamente de 64 bits

Por esta altura, praticamente todos os sistemas existentes estão programados para funcionarem em 64 Bits, sendo que longe vai o tempo em que se tinha de ter especial cuidado em ver se uma app era compatível com 32 ou 64.

Várias empresas começaram a focar os seus esforços apenas para 64 bits. A própria Microsoft, com o Windows, deixou de fornecer versões do sistema me 32 bits desde 2020, e praticamente todos os processadores existentes atualmente contam com suporte a ambos.

No entanto, a Intel encontra-se agora a projetar o próximo passo, ao desenvolver o seu primeiro processador exclusivamente dedicado para 64 bits. De forma algo silenciosa, a empresa deixou uma publicação no seu site onde descreve a nova arquitetura x86S, que se trata de um processador baseado apenas em 64 bits, e que apenas corre aplicações neste formato.

A Intel afirma que, atualmente, a maioria dos processadores necessitam de passar por processos extra para converter alguns dos códigos de 32 bits para 64 bits. A adoção de um processador exclusivamente de 64 bits resolveria este problema, e poderia ter várias vantagens no final – sobretudo a nível de desempenho.

A empresa afirma que, com esta nova arquitetura, tanto a nível de hardware como de software existiriam menos problemas, e que o sistema poderia obter também mais desempenho no final. A empresa afirma ainda que, atualmente, a virtualização é algo bastante vulgar, sendo que é possível de ainda se manter compatibilidade com aplicações de 16 e 32 bits através deste formato – para quando tal é realmente necessário.

Para já, a empresa encontra-se apenas a tentar obter o feedback sobre a criação desta nova arquitetura, e averiguar quais os próximos passos a realizar.